26 Easter Eggs em “O Bom Dinossauro”

Pode-se dizer que O Bom Dinossauro mostra algumas cicatrizes de sua longa “gestação”, particularmente na simplicidade do trama.

De qualquer forma, apesar da aparente falta de profundidade do filme,como todo filme Pixar há uma série de referências, não só aos antigos filmes da Pixar e da Disney, mas também a mais uma ampla cultura cinematográfica. Vamos lá! Se tratando de filmes da Pixar sabemos que tem muito a ser vaculhado!

Existe uma forte ligação entre ele e o “Divertida Mente”, se você quiser ver os Easter Eggs de Divertida Mente, só clicar aqui!

E se quiser ver o nosso Review De O Bom Dinossauro, clique aqui!

1 – As previsões de ” O Bom Dinossauro”

1-pressagio

Há sempre um marco apontando para o próximo filme da Pixar (Aposte que um ou mais dos animais amigos do Triceratops apareçam em “Procurando Dory”). “Divertida Mente” incluiu a participação especial do Triceratops colecionador de animais (Forrest Woodbush), que apareceu em uma das memórias felizes de Riley.

1-pressagio2

Arlo  também apareceu em “Monstros University”, já que “O Bom Dinossauro” era destinado a estrear depois dele.

1-pressagio4

E é claro que não deve ser ignorado que o logotipo Dinoco também era originalmente um Apatosaurus (antes de ser alterado para um T-Rex in Carros)..

2- O curta

2- o curta

Como de costume, o filme foi precedido por um curta-metragem. O curta “Super equipe de Sanjay” usa uma ligação espiritual Hindu para reimaginar uma história de super-heróis, e é construído com base nas experiências pessoais de cineasta Sanjay Patel. O Curta é tudo que você esperaria da Pixar, muito embora a gente ainda prefira o “Lava”, que precedeu “Divertida Mente”
Há também uma referência para “Os Incríveis” no programa de TV “Super Team”. O Herói usa um uniforme semelhante e tem as peculiaridades e cabelo do Sr. Incrível.

3- O rosto nas montanhas

3- lava

A fazenda dos dinossauros está aos pés de três montanhas que se tornam a orientação de Arlo para sua viagem de volta para casa. Isso por si só, juntamente com algumas sugestões musicais familiares e todo o elemento de viagem de aventura, trás um sentimento de “Senhor dos anéis”, mas há algo ainda mais específico! Se você olhar atentamente para as montanhas, elas têm marcações discretas como um rosto, ligando ao curta “Lava”de “Divertida Mente” e que a gente tanto gostou 🙂 .

3- lava2

É Concidência demais para que não seja uma escolha consciente. Obviamente as montanhas brancas não são vulcões ativos, mas estão lá para a gente lembrar.

4- Flinststones

4- inversao flintstones

Há muita ligação com “Os Flintstones”, que já mostravam como os dinossauros evoluíram para assumir postos de trabalho no caso de não terem sido extintos. Embora em “O bom Dinossauro” eles não sirvam aos humanos, a idéia de que os herbívoros se tornariam agricultores e os carnívoros se tornariam caubóis e fazendeiros tem um quê de Hanna Barbera! 

5- Vida de Inseto

5- The A Bugs Life Cameo

Logo no início do filme quando Arlo e seu pai estão viajando pela floresta, há uma lagarta em primeiro plano. É Heimlich, a hilária personagem de Vida de Inseto! É a segunda vez que ela aparece em outro filme da Pixar (a primeira foi em Toy Story 2).

5- The A Bugs Life Cameo2

E já que estamos falando de lagartas, o momento em que Arlo sai da água coberto de sanguessugas é uma referência consciente a “Stand By Me” (Conta Comigo), clássico de 1986. Afinal, os dois filmes são unidos por  longas jornadas e superação de obstáculos pessoais.

6- As referências do Rei Leão

6-lion king

O filme foi bastante criticado pelo quanto se assemelha ao Rei Leão. A cena da morte de Poppa poderia muito bem ser uma cópia da morte Mufasa. Em ambos os casos, as tentativas dos pais eram tornam seus filhos herdeiros fortes e corajosos, e isso acabou os matando, dando a entender também que a morte foi resultante das falhas de seus filhos. Os pais também retornam como “fantasmas” para oferecer sábios conselhos, e em ambos os filmes existem trios de antagonistas secundários que tentam matar os jovens condutores (os Pteranodons substituindo as hienas aqui). E como um paralelo final no fim, ambos vão resgatar suas mães de uma vida de trabalho exaustivo.

7. Spot seria um parente distante de Darla?

7- darla

Ele pode não ter o mesmo cabelo ruivo, mas Spot tem uma estranha semelhança à Darla de “Procurando Nemo”. Não é apenas uma questão de ambos serem humanos e estarem unidos pelo estilo Pixar de desenhar humanos, porque há um amplo espectro de design de rostos humano em filmes da Pixar. Não, o nariz arrebitado (que é exatamente a mesma forma), as sardas e os-olhos verdes sugerem que ele é realmente um ancestral distante da garotinha que tanto incomoda os peixes.

8-  Escolhendo o nome8- whats name

Embora pareça que Arlo e e o Triceratops Forrest Woodbush soltem nomes aleatórios ao tentar atrair a atenção de Spot para “adota-lo”, alguns nomes ecoam no passado da Pixar. Violet é obviamente um personagem em “Os Incríveis”, “Grumpy” é definitivamente um dos 7 anões, e “Spike” é uma referência ao clássico filme “Old Yeller”, que Pete Sohn admitiu que teve grande influência ao fazer “O bom dinossauro”.

9- Faroeste 

10- western influence

É uma brincadeira até bastante óbvia, mas tremendamente bem realizada: na cena em que os T-Rex são reimaginados como rancheiros criadores de gado, o porte do T-Rex reflete a postura de um homem cavalgando, e as patas posicionadas como se puxassem rédeas; os takes também imitam estilos de fotografia clássicos do gênero, com o diretor Pete Sohn admitindo que se inspirou em William Wyler, John Ford, David Lean e Akira Kurosawa para essas sequências. Mas há mais além disso: a música em toda a seqüência  é emprestada de “The Magnificent Seven” (7 homens e um destino). E claro, toda a luz e o estilo refletem em uma cena de “O rei Leão”.

10- western influence2

10- Sam Elliott

11- sam elliot2

O personagem de Sam Elliot se encaixa perfeitamente ao cowboy Butch. Até a aparência tem o seu estilo. Uma das referências mais óbvia é nos dentes do Butch, que são criados para imitar o bigode icónico de Elliott, e o personagem fala através deles da mesma forma que o ator faz. É um link muito inteligente. E, claro, há um outro Easter Egg linkado à Elliott:  “A tempestade fornece” é um mantra parecido com “the dude abides” de “The Big Lebowski” (O Grande Lebowski) , como numerosos fãs notaram.

11- John Ratzenberger

12-John Ratzenbergers Cameo

Proclamado como o “amuleto da sorte” da Pixar, John Ratzenberger teve participações em todos (todos mesmo!) os filmes da empresa desde Toy Story, em 1995. Conhecido nos EUA pelo papel coadjuvante na sitcom de sucesso Cheers, que durou entre 1982 e 1993, Ratzenberger aparece em O Bom Dinossauro como Earl, o mais louco da turma de velociraptors que atacam o grupo de Butch. (Para os fãns brasileiros que assistiram dublado fica um pouco mais complicado reconhecer).

12- Tubarão

13- jaws2

O diretor Peter Sohn admitiu que Tubarão, o clássido de Steven Spielberg de 1975, é um de seus filmes favoritos. Por isso, não surpreende que ele tenha incluido algumas referências. A primeira aparece quando os novos amigos sentam-se em torno da fogueira compartilhando histórias de suas cicatrizes antigas, e quando Butch relata a história de como lutou contra três crocodilos e conseguiu a cicatriz em seu rosto, assim como Quint faz em Tubarão. E em seguida, quando Arlo vê as montanhas e corre para sua casa enquanto uma tempestade se forma, é possível ver barbatanas de tubarão invertidas nas nuvens, que são as asas dos Pteranodon voando ameaçadoramente enquanto perseguiam suas presas.

13- 127 Hours

14- 127 horas

Durante a mesma seqüência ao redor da fogueira que tem a a referência de “Tubarão”, a colega de Butch (provavelmente filha, embora não seja claro) Ramsey conta a história de como ela perdeu a ponta de sua cauda. Sua história é basicamente uma repetição da história 127 horas, com ela anunciando que teve literalmente a ponta de seu rabo preso entre “uma rocha e um lugar duro” e teve que cortá-la fora.

14- Mad Magazine?

16- mad magazine

Durante a cena em que Arlo e Spot comem frutas estragadas do chão e sofrem uma viagem alucinante, a cabeça do Spot incha horrivelmente. Quando o inchaço desaparece, ele retorna quase exatamente como o mascote da Mad Magazine, Alfred E. Neuman.

15- Universidade Monstro

16- 5 olhos


Na mesma cena das frutas estragadas, brotam olhos extras em Arlo, dando-lhe  a aparência do companheiro da Pixar “Squishy”, da “Universidade Monstro”. Provavelmente não é por acaso já que o personagem de 5 olhos na sequência de Monstros S.A. foi dublado pelo diretor de O Bom Dinossauro, Peter Sohn.

16 – O Easter Egg pessoal do diretor

17- easter egg personal director

Como alguns fãs viram antes do filme, Pete Sohn baseia a dinâmica entre Arlo e Spot em seu próprio relacionamento com sua mãe. Ela era coreana e não falava Inglês, de modo que eles se comunicavam com a linguagem corporal, como Arlo and Spot fazem.

17-Controlando emoções

18-The Inside Out Wizard Of Oz Nod

Assim como a mensagem central de “Divertida Mente” é sobre entender a tristeza e aceitá-la como parte da vida e emoções saudáveis, O Bom Dinossauro é sobre como lidar com o medo e conviver com ele. Esse é um tema recorrente em filmes da Pixar: em particular em “Procurando Nemo” – que também começa com um trauma de infância e um filho arrancado de sua família

18- Jurassic Park

19 jurassic park

Inevitavelmente há referências de filmes de dinossauros, e não teria como deixar de fora o notável Jurassic Park! Primeiramente, existem duas sequências durante as cenas com os T-Rex que imitam a cena em Jurassic Park, quando o pé do T-Rex afunda marcando o chão. E o rugido triunfante no final da sequência com os Raptors é uma referência ao final de Jurassic World19 jurassic park2

19- Salvamento

Mas, deixando ainda mais nítida a referência à Jurassic World, a batalha entre os T-Rexs e o raptors utiliza cenas de Jurassic World praticamente iguais. Os raptors saltam sobre as costas dos T-Rexs da mesma forma e pode-se ver outros dois saltando sobre o Arlo e o Spot antes de Butch pega-los exatamente da mesma forma como o T-Rex salva o Dr. Grant em Jurassic World.

giphy giphy (1)

20- Os raptors20- The Bird In-Joke

E não tem como olhar para os Raptors com penas colorido e não lembrar da ave multi-colorida de up! Além disso, o fato deles terem penas revela que a intenção é que sejam mais como aves do que como dinossauros, e por isso eles aterrorizam os dinossauros, assim como as galinhas da fazenda do Arlo.
20- The Bird In-Joke2

21- Newt

21- newt

Será que o lagarto multi-colorido incluído em O Bom Dinossauro é uma homenagem ao cancelado Newt, um filme da Pixar que deveria sair em 2011 mas foi limado pelo estúdio? Os pés azuis são uma boa dica, mesmo que o resto do esquema de cores esteja um pouco diferente – há de se perdoar, no entanto, uma vez que O Bom Dinossauro lida com criaturas pequenas de forma mais fotorrealista (o que torna o momento em que Spot arranca fora a cabeça de um besouro um pouco menos assassina).toy story of terror

Há também uma segunda referência: a iguana que Spot presenteia Arlo como uma oferta de paz para ajudar a alimentá-lo se assemelha muito a antagonista de “Toy Story Of Terror”.

Aliás, falando de Toy Story of terror, podemos ver no quadro do quarto de Hotel, em cima da cama onde Bonnie dorme, uma referência ao filme

o bom dinossauro

22 – Dumbo

23- dumbo

Essa é também uma referência bastante interessante. Quem assistiu Dumbo vai ligar a cena em que Arlo e Spot comem as frutas do chão e fazem uma viagem muito louca, com uma cena muito parecida em Dumbo, em que você está assistindo e pensa “Meu Deus, o que cara tomou para fazer essa cena”!

 

23- Mogli22-The Jungle Book Ending

Assim como com O Rei Leão, O Bom Dinossauro tem várias similaridades com Mogli, outro clássico da Disney. Obviamente, em termos gerais, ambos são histórias de crianças humanas fazendo amizades com outras espécies. A relação já começa com Arlo e Mogli sendo lavados para longe de suas famílias por rios; e claro, o final também é similar, com a revelação de que humanos devem provavelmente crescer perto de sua própria espécie.

Agora os mais esperados dos Easter Eggs, já que aparecem em todos os filmes!

24 – O mistério do caminhão do Pizza Planet

9- pizza planet

A questão de como a Pixar faria para adicionar referências modernas em filmes desse estilo foi  um grande problema, assim como foi para “Valente”. Mas você pode ter certeza que a Pixar inseriu o A113, o caminhão do Pizza Planet e a Luxo Ball … Só que eles são tão bem escondido que é provável que leve algum tempo para alguém realmente encontra-los. Por enquanto, ficamos com algumas suposições de onde eles estariam de fato.
O caminhão da Pizza Planet foi prometido para ser incorporado à paisagem, e na sequência Whack-a-mole, ele aparenta estar entre as rochas ao fundo. Outra suposição que apareceu é que ele estaria nas nuvens, conforme a imagem abaixo

9- pizza planet2

25- A113

A113 bom dinossauro

Quanto ao A113, não parece estar presente de forma numérica, mas de forma simbólica na cena.  Não sabemos qual seria a referência real da Pixar aqui ainda, mas uma que o Bruno identificou no filme foi essa com o Arlo (A), 2 árvores que seriam o 11 e o Tricerátops que p nome sugere o 3.  

Mas existe outra cena onde também pode existir a ligação do A113. É o momento onde ele explica ao Spot como é sua família, fazendo uma montagem com gravetos. Aqui o A seria novamente o Arlo, o pai e a mãe simbolizados com 1 e 1 e os 3 filhos com o 3.A113 bom dinossauro2

 

26- Luxo Ball


luxo ball

A Luxo Ball é outra das referências obrigatórias que ainda não se sabe ao certo onde apareceu. Um possível local sugerido pelo nosso leitor Lucas Zayron, é entre as nuvens na cena em que Arlo e Spot estão sob o efeito das frutas estragadas. Aparece uma suvem que lembra uma bola e aparentemente parece um símbolo de estrela.

Outro local que tem sido comentado é nessa cena onde está os T-Rex, o sol forma uma espécie de estrela e ao redor dele aparente existir um arco-íris redondo que remeteria a bola.luxo ball2

____________________

A produtora de efeitos Visuais, Denise Ream, declarou que há também pelo menos um novo Easter Egg de “Procurando Dory”, mas que será revelado apenas quando for lançado o filme.

Outros 2 Ester Eggs que tem surgido mas que ainda não me convenci se de fato são Ester Eggs, são esses 2:

Uma aparente formação rochosa que lembraria a Tartaruga Crush de Procurando Nemodory

E outra formação rochosa que poderia sugerir ser o Flash, do novo filme Zootopia, mas me parece um pouco forçado para ser de fato.

flash

____________________

E você, conseguiu identificar outros Easter Eggs? Achou o A113 e a Luxo Ball? Conta para gente!

Comentar via Facebook.

Comentário(s)

About casal9

Atualmente, moramos em São Paulo e vamos explorar juntos o que essa e outras cidades tem de melhor para oferecer! Dividiremos também nossos momentos de viagens, hobbies e dicas e opiniões sinceras sobre as coisas que gostamos e vivenciamos!